O que é K-POP? Saiba tudo sobre a Onda que esta conquistando o mundo!

Confira a estratégia detrás de um dos fenômenos musicais de maior repercussão atual, o qual influência milhares de jovens ao redor do mundo.

O que é Kpop?

O K-POP é um gênero musical original da Coreia do sul (Korean Pop) que surge a princípios dos anos 90.  É que não só da produção de produtos eletrônicos pode viver um país com mais de 50 milhões de habitantes,  que com a diferença de seus vizinhos de “má conduta” do norte, vivem uma abertura total ao mundo ocidental.

Sua música costuma estar influenciada por diversos gêneros musicais ocidentais que vem sendo adaptado ao mercado asiático como o Jazz, hip-hop, reggae, eletrônica e pop entre outros.

Na atualidade, falar de K-pop vai muito além do gênero musical,   se trata de um movimento cultural centrado nos K-POP IDOLS que não são outra coisa que artistas “quase perfeitos” fabricados a medida por uma indústria baseada em agências de talentos que formam esses K-pop Idols Coreanos como estrelas para o entretenimento com projeção internacional.

A agência faz audições e seleciona os futuros talentos que passam então para a “escola de K-pop” onde serão formados e treinados para o mercado musical.  Lá eles aprendem idiomas, danças, canto e formação musical. Uma vez superado o processo e posterior seleção dos melhores (Idols), os afortunados passarão a formar parte de Grupos como EXO, BTS e Girls’ Generation.  Estes processos de formação  representam uma forte inversão por parte da agências que podem alcançar quantidades de até três milhões de dólares por Idol.

É tanta a visão de negocio da indústria que rodeia o K-Pop, que grupos como EXO (criado em 2011) tem duas versões EXO-K e EXO-M, um para o mercado chinês, que canta em mandarim e outro exclusivamente em Coreano. É curioso como os dois vídeos que estão a continuação abaixo correspondem ao mesmo single do grupo, um interpretado pela versão  chinesa do EXO e o outro pela versão coreana do grupo.

Agrupações como Girls’ Generation, considerado um dos melhores grupos de K-pop de todos os tempos e de maior alcance internacional, compartilha “agência” com os EXO. SM Entertainment, fundada por Lee Soo-Man, considerado como a mente detrás de todo o fenômeno cultural do K-POP.

Há rumores no meio de que todo o fenômeno K-pop forma parte de um ambicioso plano de penetração cultural da coreia, a onda coreana principalmente ao mundo ocidental, é daí o argumento do uso especifico de modismos, linguagens e danças, entre outros, tudo para serem atrativos à cultura ocidental e poder entrar ao mercado (“algo que vai de vento em polpa”).

Parte da estratégia comercial do K-pop se baseia na difusão de seus artistas através das redes sociais onde cada dia ganham mais seguidores a nível mundial já não somente de música e vídeos,   mas também da cultura que representa.

Em definitivo o K-POP passa a ser um dos fenômenos musicais  com maior projeção para 2019.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *